segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lirismo.

Conversando com um amigo sobre filmes, ele me indicou Amelie Poullin e quando eu disse que esse tipo de filme não me interessava, ele ficou abismado e disse que o filme era quase uma poesia. Não dava para prolongar muito a discussão, mas eu não acho . Poesia para mim não é tudo perfeitinho. Nada me irritava mais na faculdade do que aquelas aulas de poesia medieval, onde o homem fazia da mulher uma semi deusa inalcançável, e parágrafos sem fim sobre cotovelos e pezinhos. Que mulher de verdade poderia alcançar tal perfeição? Quem quer viver tão acima para ser colocada num pedestal intocável? Viver sozinha na imaginação do outro?
Poesia para mim é a mais pura representação da vida, e apesar de ser muito bom estar aqui e agora, a vida não é perfeita. Na vida real os amigos cometem erros, amores magoam, e se arrependem, pais erram, filhos são mais sábios com menos idade, ficamos doentes e sentimos medos, casamentos se desfazem ,pessoas queridas vão embora, amantes morrem, perdemos a memória, não conseguimos esquecer um erro, não sabemos perdoar, amamos demais ou de menos.
E é exatamente nessa dicotomia, que encontro a beleza. É aí que se encontra o verdadeiro lirismo. É na imperfeição que somos mais reais, mais vivos,é no saber se levantar depois de mais uma burrada é no saber começar tudo de novo, apesar de tudo.
Quem nunca sofreu é incapaz de saber o que é sentir dor, ou quem sempre teve saúde não sabe o que é um dia perdê-la, quem nunca amou de verdade não sabe como é bom ou grandioso estar apaixonado, quem nunca disse adeus não sabe como é maravilhosos o abraço da volta.
É na diferença, no desequilíbrio que achamos a medida certa. Só quem viveu do lado de lá, sabe como é estar aqui. E vice versa.
Eu não gosto de coisas perfeitinhas, porque a perfeição não muda, ela não precisa. Eu gosto do estado permanente “em construção”.
Eu vivo comigo mesma há 40 anos e ainda consigo me surpreender.
Não sou perfeita, e nem tenho a menor pretensão de ser. Eu quero é saber viver.
No resto... a gente espera que tudo se resolva como tem que ser...
bjos K.

Um comentário:

  1. casinha5/8/09

    Ta, entendi...
    Mas vai ver o filme que eh muito bom mesmo!

    ResponderExcluir