sexta-feira, 14 de agosto de 2015

E aqui chegamos

Ver seus pais envelhecerem não é tarefa fácil.
Quando foi que deixamos de ser filhos para nos tornar "maiores responsáveis" pelos nossos pais?
Onde foi que ficou a linha de segurança, onde você sabia que podia voltar pra casa não importa o que acontecesse que sua mãe ia estar te esperando com a luz acesa e a comida na mesa?
Crescer, mudar, sair de casa, viajar...era tudo o que importava.
Hoje sou mãe do meu filho e um pouco mãe da minha mãe também.
Eu verifico se ela tomou os remédios, acompanho nas consultas, dou bronca se ela não come direito.
Eu chego estressada do trabalho, do dia a dia, ela está me esperando porque precisa de ajuda para mandar um e-mail, porque precisa que eu mude uma lampada, porque precisa conversar. E apesar do dia puxado, lembro que pedir é mais difícil do que doar, e abaixo minha bola para poder ajudar.
As vezes a ouço andar pela casa a noite e subo para ver se tudo esta ok, se ela precisa de algo, se se sente bem.
As vezes quero contar que não me sinto legal, que estou cansada, que recebi uma noticia ruim, mas evito para não deixa-la alarmada, nem preocupada, porque quero que ela fique tranquila, mesmo que eu não esteja,ainda assim saber de que nada adianta porque no fundo coração de mãe sabe. 
Sabe sempre.
Olho pro meu filho ajudando a avó a cruzar a rua e penso em quantas vezes ela fez essa rotina em anos anteriores, só que era ela quem segurava a mão dele e ensinava que ele devia olhar para os lados antes de atravessar.
Queria dizer mil coisas, queria mostrar que sinto que o tempo esta passando tão rápido...Mas no meu jeito estabanado natural, tudo que consigo fazer é checar as noticias que ela me mostra no jornal e fingir que é novidade para mim, apesar de ja ter lido na internet mil vezes mesmo assim.
Ver seus pais envelhecer requer estofo, requer cuidado e brabeza e também muita clareza para saber recuar. 
Envelhecer não é perder a ciência. 
É ter uma calma no andar, uma delicadeza no lidar e saber, que apesar do tempo correr mais rápido e você mais devagar, hoje tem varias mãos que você segurou, pra te segurar.
Espero que eu faça o melhor.
Espero que o relógio segure um pouco mais.
Espero poder mostrar que sim, eu sou capaz! 
E que estamos todos bem.
E agradecer o tempo, já vivido e por viver...
Porque a vida não para. E não deveria.
Mesmo que a gente caminhe mais devagar.




Um comentário:

  1. Amei o texto. Peço desculpas, mas meus olhos encheram de lágrimas. Agradeço a meus pais por tudo.

    ResponderExcluir