quarta-feira, 2 de julho de 2014

Três Velas Acesas

Eu sou judia.. ser judeu é chamar seus amigos por nome e sobrenome, é usar os Bromberg, Goldenberg, os Levi os Cohen e tantos outros como referencia.. Como somos uma comunidade pequena, sempre conhecemos alguém relacionado, ou um tio, ou um irmão, ou um primo distante Eu sou judia, não comemoro natal, tenho o Chanuka, festa das luzes. 
Eu sou judia, estudei em escola judaica, aprendi hebraico e convivi com pessoas que como eu falam várias línguas. 
Eu sou judia, cresci com refugiados de guerra, ouvi histórias de campos de concentração e ví inúmeros avós de amigos meus com números tatuados no braço. 
Eu sou judia, sempre respondo uma pergunta com outra pergunta, uso termos em idiche como potz e schmok e acho que todo mundo sabe do que estou falando. 
Eu sou judia, cresci acostumada a ouvir que somos gananciosos, que gostamos de dinheiro e que trabalhamos numa "lodjinha"... Não faz mal, como filhos de gente que foi expulsa de sua terra natal, sabemos a importância da educação e sempre guardamos para um dia mais cinza.
Eu sou judia, com humor aspéro e piadas de duplo sentido..tiramos sarro do nosso povo e achamos graça na desgraça. 

Eu sou judia e cresci em comunidade e apesar de morar fora de Israel, chamamos nossa terra prometida de Eretz. e sentimos orgulho de lá. 
Eu sou judia e por mais moderna que seja, ainda assim chamei meu filho de David, para ele nunca esquecer de onde veio... e chorei como criança no dia que ele fez seu bar mitzva e pela primeira vez leu nosso livro sagrado. 
Eu sou judia e por mais acostumada que eu esteja de nunca ver na mídia nenhuma mençao bacana sobre meu povo, ainda assim... apesar de ter visto isso acontecer com meus avós e meus pais.. Ainda assim me espanto que o mundo se faça surdo quando uma ato de terrorismo contra cívis/crianças israelenses é cometido.
Eu sou judia...mas tb sou brasileira. E não entendo como esse país que me criou, esse país que se diz laico e livre para todas as religiões, me negue o direito de ouvir pelo menos uma vez que sente muito, qdo todo mundo joga na minha cara, que eu sou judia.

Eu sou judia... e isso faz parte de mim, como meu braço ou meu coração.
Eu sou judia.
E nenhum silencio vai mudar isso!!
Shame on you midia brasileira! 
Eu sou judia... e me orgulho disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário